Projeto UP2B

RUA DR. AUGUSTO MARTINS,
Nº 90, 2º ANDAR, SALA 4,
4470-145 MAIA

Projeto UP2B

Coordenação do Projeto UP2B – Boosting Up School Education Towards European Citizenship and Labour Market Inclusion (2019-2022); uma parceria estratégica Erasmus+ no domínio do Ensino Escolar. O projeto pretende promover mecanismos facilitares da motivação escolar em contexto de sala de aula através do recurso a dispositivos pedagógicos sensíveis à Cidadania Europeia e às exigências do Mercado de Trabalho. A proposta assentou na realização de um diagnóstico de necessidades levado a efeito em projetos anteriores que permitiu identificar carências ao nível destas dimensões nas Escolas de alguns países da Europa. O Projeto propõe criar: (i) uma plataforma online de recursos pedagógicos a ser alimentada e utilizada por professores, assente na ideia de uma comunidade de prática alargada; (ii) um Manual que colocará em evidência a relação entre múltiplas disciplinas e matérias escolares e um conjunto de profissões, (iii) um pacote físico e (iv) um pacote digital de atividades pedagógicas motivacionais de consumo e efeito rápidos em contexto de sala de aula, relacionadas com Cidadania e Mundo do Trabalho.

A parceria é liderada pela APLOAD Lda e inclui, como parceiros Portugueses, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e a Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, dando assim cobertura ao norte e sul do País. Noutros países Europeus são parceiros: o CETEM – Associação Empresarial de Investigação Centro Tecnológico do Móvel e da Madeira da Região de Múrcia, de Espanha, a Universidade de Çukurova, da Turquia, a Governo Regional de Çukurova, da Turquia, a Associação Know & Can, da Bulgária, a ONG BrainLog, da Dinamarca e a Escola Rigas Pardaugavas Pamatskola, da Letónia, dando cobertura ao Leste e Norte da Europa e ainda à região do Mediterrâneo, quer a Ocidente, quer a Oriente.

A máxima do projeto UP2B, retirada da Estratégia Europa2020, define-se da seguinte forma: (em citação direta e tradução livre do original em inglês): As Escolas não podem efetivamente trabalhar sozinhas. Precisam de se deslocar das ações isoladas e de curta duração para o envolvimento em iniciativas holísticas e sistémicas!